sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Campos do Jordão


Campos de Jordão - Brasil
 

A cerca de 150 quilômetros de São Paulo, na Serra da Mantiqueira (1.700 metros de altitude), Campos do Jordão é um dos destinos mais procurados no inverno tanto pela arquitetura européia como pela gastronomia e música, ambos de primeira. Chocolate e cerveja também tem destaque e é possível acompanhar de perto a fabricação local, com direito à degustação. Na Vila Capivari concentram-se restaurantes, cafés, shoppings, lojas e bares e é também ponto de encontro de pessoas de todas as idades, principalmente quando o sol se põe. Fora do centro também há passeios interessantes. O Horto Florestal, com 8.341 hectares, tem a maior reserva de coníferas do Estado. Há no local trilhas que levam a cachoeiras. Já o passeio pela Estrada de Ferro Campos do Jordão é tradicional.
O trenzinho leva crianças e adultos até a estação de Santo Antônio do Pinhal, passando por estações antigas e comunidades que vivem ao longo da estrada de ferro.
Nos meses de frio, além do Festival de Inverno de Campos - um dos mais conceituados do país no quesito música erudita há também outras atrações sazonais como estação de esqui com neve artificial e danceterias. É nessa época fria que amamos estar lá.
Festivais
O festival de Inverno, realizado durante três semanas de julho, desde a década de setenta, leva para Campos do Jordão grandes músicos, conjuntos e orquestras do cenário erudito nacional e internacional. Os concertos são realizados no auditório Cláudio Santoro, feito de concreto e paredes de vidro com vista para a mata, construído especialmente para o evento. Quem quiser assistir pode comprar os ingressos na loja do festival (aberta durante a temporada, na Praça São Benedito, centrinho de Capivari), na sala São Paulo ou então pela internet, no site do evento.
Onde comer
O Casa Jordão, no centro da cidade, tem buffet variado.
O restaurante Kouguem serve comida japonesa tradicional.
Um dos templos da culinária alemã em Campos é o restaurante e salsicharia Harry. O dono é mestre na arte dos embutidos e a casa vende salsichas artesanais e outros produtos caseiros como mostardas e geléias.

Outra tradicional referência da culinária alemã é o bar e restaurante Baden Baden. Além da própria cerveja, o restaurante serve pratos típicos como salsichas, chucrute e eisbein (joelho de porco).
Para fondue, prato que casa perfeitamente com o clima do lugar, o Toribinha e o Só Queijos estão entre os mais entendidos do assunto.


Diversão